quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Educação Especial, alunos com paralisia cerebral...

Olá pessoal, dando continuidade ao conteúdo da disciplina "Educação Inclusiva" do período 2016.1 da FEBF (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense) a postagem de hoje será um pouco diferente. Não trarei conteúdos pró-formes, mas a experiência de um profissional que lida com o tema. Isso mesmo, nada de discussões conteudistas ou discussões meramente acadêmicas, não que as mesmas não sejam necessárias, mas não se pode parar nisso. Uma das grandes reclamações de quem está mediando o processo educativo/pedagógico é o distanciamento que existe entre o conteúdo produzido nas universidades e a prática docente. Sendo assim, hoje vou compartilhar com vocês uma entrevista feita com o professor André Tintel, 34 anos, que é professor de turmas do primeiro segmento do ensino fundamental no CIEP 227 - Procópio Ferreira, no terceiro distrito do município de Duque de Caxias. O simples fato de um homem (e heterossexual) dar aulas para crianças já é um desafio e propõe uma ruptura com as estruturas machistas do espaço escolar, uma vez que a docência foi posta como um trabalho para a mulher, justamente por uma associação com a maternidade e o cuidado, atribuições que não são creditadas aos homens. Mas no ano de 2016 o professor André não só trabalhou com o primeiro segmento do ensino fundamental, como assumiu uma turma de Educação Especial e é sobre isso que vamos falar agora. Então delicie-se com essa pequena, mas significativa, entrevista... Lord_Como é para você dar aula para alunos especiais, principalmente com paralisia cerebral? André_É apaixonante e ao mesmo tempo desafiador. O professor que vem de trabalhos com uma classe regular está acostumado a perceber avanços significativos na questão comportamental e cognitiva, principalmente tendo uma relação direta com os conteúdos. No primeiro momento que se trabalha com os alunos com deficiência, em especial com paralisia cerebral, seus olhos e sua forma de avaliar ainda não estão treinados para perceber os avanços, o que causa inicialmente uma sensação de pouco, ou quase nenhum avanço. Chega a ser um pouco frustrante. Com o passar do tempo, você vai ganhando sensibilidade e vai notando que os seus objetivos são outros e que baseado nesses novos objetivos o trabalho começa fluir. Os grandes primeiros avanços que notamos é na relação interpessoal aluno-professor. A partir daí é estabelecida uma comunicação que quase não deixa nada a desejar em relação a oral, é claro, dependendo do grau de comprometimento. Nota-se bem também a evolução motora e o surgimento da noção de regras e até uma certa rotina. Lord_Quais são seus principais desafios nesse trabalho? André_A frequência irregular, por diversos motivos. Seja por complicações com a saúde ou pela dificuldade de que as famílias e o abrigo (o professor atende alunos e alunas do Abrigo Betel) encontram de levá-los todos os dias, mesmo quando tem transporte, o que é o caso dos meus alunos. Além da frequência ainda temos falta de espaços e materiais especializados, falta de profissionais de apoio um pouco mais especializado.
Lord_Você tem suporte de recursos materiais e pedagógicos por parte da SME (Secretaria Municipal de Educação) para a execução do seu trabalho? André_Não muito. Esse ano tivemos três encontros de toda a equipe de educação especial. Praticamente não tratamos de assunto nenhum. O foco estava mais direcionado para o burocrático do que especificamente relacionado ao dia-a-dia do profissional. Em relação ao material, temos alguns velhos, que estão incompletos e defasados e que dificilmente contemplam o aluno com paralisia cerebral. Esse ano nem os materiais convencionais como folha, lápis, tinta e etc. chegaram.
Lord_Quais os principais avanços que você espera e acha possível alcançar com esses alunos, dados os limitados recursos de que disponibiliza? André_Como citei acima, tentamos contemplar os objetivos, que para cada aluno são diferentes e retratam sua realidade e limitações. Em um âmbito mais geral os avanços mais significativos são na relação interpessoal, apreensão de regra e rotinas, comunicação de diversas formas e desenvolvimento motor, que compreende a tentativa de dar um pouco de independência ao aluno. Os avanços cognitivos são muito sensíveis, ficando mais visíveis os avanços procedimentais e atitudinais. Como podemos perceber, não são poucos os desafios de quem se prontifica a trabalhar com alunos das Classes de Educação Especial, sejam no campo pedagógico ou mesmo nos recursos materiais. O investimento ainda é baixo e o atual (des)governo não tem mostrado qualquer empenho na melhoria desse quadro. Até mesmo a secretaria que cuidava dos programas para a Educação Especial foi reduzida a um programa dentro da SECADI. Mesmo os municípios pouco investem de seus recursos próprios para a melhoria no atendimento à população, que muitas vezes desconhece seus direitos. Mas é muito bom saber que ainda há profissionais que se empenham nesse trabalho. O CIEP 227 é dirigido pela professora Ilma Gonçalves e Elaine e conta na equipe de Educação Especial, além do professor André, com as professoras Flávia e Eny e na Sala de Recursos com as Professoras Renata Monteiro e Edeli. Com certeza ainda há muito que se fazer por uma inclusão que vá para além do discurso pedagógico, mas já há um caminho sendo construído pela escola e certamente há o compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. Então sigamos sem TEMER! *As fotos foram tiradas durante a atividade de construção de uma horta de temperos e ervas medicinais.

Um comentário:

  1. Lord, excelente ideia de entrevistar um professor que passa, cotidianamente, pelas agruras do trabalho com crianças deficientes. Porém, um pouco de diálogo com os textos ajudaria na reflexão do cotidiano. Náo teoria sem prática e a prática é faz avançarmos na teoria.

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