segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Relato de Estágio I.3
Ler antes de saber ler...
A ação de ler não pode ser entendida unicamente como a atividade de decodificação. Exatamente, não basta apenas a criança saber o que são letras, identificar seus sons, fazer junções entre elas e identificar esses sons. O ato de ler passa por inferências que não passam apenas por juntar letras. A criança antes de decodificar é capaz de compreender as imagens, associar expressões e inferir sentidos e significados específicos.
O ato de ler é importante na Educação Infantil, o/a professor/a deve ser um modelo de leitor, demonstrar que a leitura pode e deve ser prazerosa. É importante apresentar diferentes gêneros textuais, ler com cadência, demonstrando sentimento, flexionando os verbos, respeitando as pontuações e assim a criança vai percebendo as nuances presentes na leitura.
Outra coisa é que a criança precisa ter contato com o livro, tocá-lo, folhear, manusear, ver suas figuras e assim criar suas própria impressões. O livro não pode ser um objeto que cause medo ou que deva ficar intocado, inalcançável no alto de uma estante.O livro não pode ser um bicho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário